Persianas ou Cortinas? Qual a melhor opção?

Persianas ou Cortinas? Qual a melhor opção?

Na decoração da casa, as cortinas e persianas embelezam o lar e exercem uma função essencial no controle de entrada da luminosidade nos ambientes. A escolha entre um item ou outro deve ser feita com base no seu estilo de decoração, orçamento e necessidades.

É importante que as cortinas ou persianas sejam planejadas no início do projeto de reforma do lar, o que vai ajudar a definir também como será a feita a lavagem de cortina ou a lavagem de persiana.

Cortina, persiana ou ambas?

Quando o assunto é decoração da casa, não há uma regra estabelecida quanto ao uso de cortinas e persianas. Elas podem, inclusive, ser utilizadas em conjunto, formando uma composição elegante e moderna.

É preciso avaliar o custo-benefício de cada um dos itens, e avaliar qual deles será mais funcional em sua residência. Em projetos feitos por designers de interiores, os profissionais analisam o melhor tipo de persiana ou cortina com base no tamanho e na disposição do ambiente. Os designers consideram também outros fatores, como incidência de luz solar e o desenho da janela.

Adaptando as persianas e cortinas às necessidades dos moradores

Atualmente há modelos de cortinas e persianas para todos os gostos e bolsos. É possível combinar tecidos, texturas e cores para criar um clima mais aconchegante no lar, controlando a quantidade de luz que entra nos cômodos. Nem todas as cortinas ou persianas são feitas da mesma forma.

Por padrão, as cortinas devem chegar até o chão para um melhor caimento; já as persianas podem ficar na altura da janela. Ambos os itens são facilmente adaptados a uma ampla gama de estilos, pois estão disponíveis em uma variedade de espessuras, padrões e cores.

Por exemplo, as cortinas de tecidos finos, quase transparentes, são ótimas para exalar um ambiente leve, arejado e minimalista. Por outro lado, tecidos de cortina mais pesados ​​e ricos, como veludo, são mais adequados para estilos aconchegantes e contemporâneos.

Persianas de estilo escandinavo

Muitos projetos de decoração estão incorporando os estilos industrial e escandinavo por sua linha clean, que ajuda a imbuir um senso de estrutura para o ambiente. Nesse cenário, as persianas brancas refletem uma espécie de beleza colonial clássica, enquanto as persianas de madeira retratam uma linha mais rústica.

Manutenção de persianas e cortinas

Se preferir uma forma de manutenção mais descomplicada, o uso de cortinas pode ser mais viável, já que a limpeza das cortinas consome menos tempo.

Dependendo do tipo de tecido, você pode facilmente restaurá-las, contando com os serviços de lavanderias especializadas. As persianas verticais e horizontais acumulam poeira nas ripas mais facilmente, então a higienização delas precisa ser feita de forma periódica.

Independentemente da escolha, é importante que ambos os itens sejam sempre limpos para a retirada completa de poeira e germes que causam alergias, especialmente no inverno. Além disso, a higienização em lavanderias especializadas permite manter o tecido em bom estado, removendo manchas sem desgastar suas fibras.

Em alguns casos, vale fazer a impermeabilização dos tecidos de cortinas e persianas, o que garante uma longa vida útil aos itens de decoração.

Impermeabilize suas cortinas e persianas

A Lavanderia Alves garante a limpeza de qualidade em suas cortinas, persianas, tapetes e carpetes, além de impermeabilizar as peças com os produtos adequados. Isso assegura a boa aparência dos tecidos, livrando-os de manchas acúmulo de sujidades.

Persianas ou Cortinas? Qual a melhor opção?
5 (100%) 4 votes
Fechar Menu