Com que frequência você deve lavar seus tapetes?

Com que frequência você deve lavar seus tapetes?

Tapetes são itens muito úteis em um lar, principalmente no inverno. Porém, embora deixem a casa mais aconchegante, aquecida e com um toque especial na decoração, é necessário um cuidado especial com a limpeza. Descubra neste post a frequência que você deve fazer a lavagem de tapete!

Qual o tempo ideal de cada lavagem de tapete?

O tempo que se leva de uma lavagem de tapete para outra vai sempre depender das particularidades da sua fabricação e do tipo de exposição que ele está submetido. Contudo, uma limpeza profunda deverá ser feita, em média, de seis em seis meses, principalmente naqueles tapetes que possuem fibras altas e volumosas, como lã e algodão.

  • Tapetes de couro ou pele, de cores claras, pedem uma limpeza semanal. Os tons escuros podem ser limpos uma vez por mês. A limpeza nesse tipo de tapete é a seco para não danificar as peças. 
  • Os tapetes de fibra sisal ou juta precisam ser limpos semanalmente ou quinzenalmente (quando são pouco pisados). O ideal é que sejam aspirados dos dois lados, pois facilmente se acumula entre suas tramas partículas de sujeira e areia. A lavagem também deve ser a seco, porque a água amolece e apodrece o material.
  • Tapetes que são tingidos devem ser lavados quando suas fibras se encontram endurecidas pela sujeira acumulada. Dessa forma  não desbotam com facilidade.
  • Quando há urina de animais ou ocorrência de acidentes como, por exemplo, vinho derramado, graxa, óleo, entre outros,  a lavagem precisa ser feita imediatamente. Assim, evitam-se odores impregnados e manchas.

Vale lembrar que a lavagem não anula a necessidade da manutenção da limpeza. Você pode usar aspiradores de pó, escovas com cerdas macias, panos umedecidos, etc., sempre que houver vestígios de sujeiras e poeira. Esse hábito prolonga os intervalos de lavagem. Também é muito importante verificar as instruções do fabricante para saber que tipo de tapete é o seu.  E, quando surgirem  dúvidas, o melhor é sempre deixar a lavagem nas mãos de um profissional.

Por que contratar uma lavanderia?

A diferença entre uma lavagem doméstica para uma lavagem profissional é bem grande. Mesmo que seguindo as orientações corretas do fabricante, em casa não temos disponíveis a mesma estrutura que uma lavanderia oferece.

Afinal, nela há equipamentos com tecnologia avançada, produtos adequados, profissionais experientes e treinados que fazem uso de técnicas especiais durante todo o processo de limpeza. Sem contar que na lavanderia a lavagem é profunda e a secagem é total – o que evita mofo e bolor.

Para a lavagem do seu  tapete ter alto nível de qualidade, a Lavanderia Alves é sua melhor opção.  Aqui você encontra profissionais devidamente treinados e infraestrutura completa para oferecer a você as melhores soluções.

Entre em contato e faça seu orçamento!

Com que frequência você deve lavar seus tapetes?
Avalie a postagem!
Fechar Menu